Twitter
Samaritano Saúde  


 

 



21/05/2018

Hospital Samaritano de Hortolândia amplia em 54% o número de leitos de internação

Com o término da ampliação, o Hospital Samaritano de Hortolândia passou a contar com 34 leitos de internação. Numa ala completamente ampla e modernizada,…

 



15/05/2018

Semana da Enfermagem reúne profissionais do Hospital Samaritano de Campinas

Com o tema “Cuidando do corpo e da mente” acontece até o dia 18 de maio a Semana da Enfermagem no Hospital Samaritano de…

 



08/05/2018

OftalmoCenter: PHS Samaritano Saúde oferece pronto atendimento oftalmológico

As pessoas que possuem o convênio com o PHS Samaritano Saúde já contam com pronto atendimento oftalmológico. Aos domingos e feriados, das 9 às…

 



04/05/2018

Hospital Samaritano Campinas realiza cirurgia endovascular com transmissão ao vivo

A realização de cirurgia endovascular, que substitui - quando indicado -  os procedimentos abertos, já é realidade nos hospitais Samaritano Campinas e no Santa…

 



30/04/2018

Construção de Hospital Samaritano em Cosmópolis é destaque no Jornal Tribuna de Paulínia

Na última edição do Jornal Tribuna da cidade de Paulínia, publicada em 28 de abril, a construção do Hospital Samaritano em Cosmópolis foi uma…

 



30/04/2018

Medicina Preventiva do PHS Samaritano Saúde participa de Sipat organizada pela Sanasa

Para prevenir doenças e promover a saúde dos trabalhadores da Sanasa, entre os dias 16 e 20 de abril, o departamento de Medicina Preventiva…

 



27/04/2018

Hospital Samaritano de Paulínia tem pronto-socorro especializado em ginecologia e obstetrícia

A preocupação e os cuidados com a saúde da mulher é constante no Hospital Samaritano de Paulínia e pensando na prática da medicina preventiva…

 



25/04/2018

Portal Nogueirense destaca a construção do Hospital Samaritano em Cosmópolis

Na terça-feira (24) o Portal Nogueirense, o site de notícias de Artur Nogueira, noticiou o evento que anunciou a construção do Hospital Samaritano em…

 



21/04/2018

Hospital Samaritano anuncia construção de unidade em Cosmópolis

A cidade de Cosmópolis vai contar, em breve, com um Hospital Samaritano. O Planejamento Estratégico para 2018/2019 foi anunciado na última sexta-feira (20) para…

 



20/04/2018

PHS Samaritano Saúde patrocina obra literária que retrata ascensão comercial da música gospel

Os primeiros 400 exemplares da primeira edição de “A Indústria da Música Gospel” foram patrocinados pelo PHS Samaritano Saúde que deu início ao investimento…

 



22/03/2018

Água: economizar e preservá-la se torna cada vez mais necessário

A água é essencial para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias; e responsável por…

 



14/03/2018

PHS SAMARITANO SAÚDE patrocina a 22ª Corrida da Lua

No último sábado, 10, o PHS SAMARITANO SAÚDE patrocinou a 22ª Corrida da Lua, realizada na Praça Arautos da Paz. Presente no calendário esportivo…

 



05/01/2018

Nova unidade do PHS SAMARITANO SAÚDE no Shopping Spazio Ouro Verde

O PHS SAMARITANO SAÚDE deu início aos trabalhos na nova unidade administrativa instalada no Shopping Spazio Ouro Verde. No local, estão sendo feitos atendimentos para a…



 

 

  Hospital Samaritano de Campinas faz cirurgia inédita intrauterina


O Hospital Samaritano de Campinas realizou uma cirurgia intrauterina inédita na rede particular da cidade. Trata-se de um procedimento para a correção da mielomeningocele, que é uma falha no fechamento do tubo neural que compromete a medula. A paciente de 33 anos e grávida de 25 semanas passou pela cirurgia para minimizar os riscos de hidrocefalia no feto resultante de uma má formação. Segundo a paciente, o feto também tem Síndrome Arnold Chiari, uma malformação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça.


“Por meio de uma fetoscopia, quando são utilizados pontos com materiais específicos para o fechamento da abertura no tubo neural, tentamos realizar a cirurgia”, informou o médico responsável pelo procedimento Maurício Saito, membro titular da Academia Brasileira de Ultrassonografia e dirigente de Medicina Fetal de várias instituições, que veio de São Paulo junto com sua equipe de profissionais.

 

“A técnica é muito inovadora na unidade que conta com uma expertise para poucos”, acrescentou o médico ginecologista e obstetra, Mauro Villa Real, do PHS Samaritano Saúde e diretor clínico do Hospital Samaritano de Hortolândia.

 

ESTRUTURA
O Hospital Samaritano de Campinas forneceu toda a estrutura do centro cirúrgico além de suporte específico como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e neonatal, se fosse necessário.

 

“A mielomeningocele ou espinha bífida é uma malformação que ocorre devido à falha de fechamento do tubo neural. Este defeito pode resultar em consequências graves para o bebê. No sistema nervoso central temos o deslocamento posterior do cérebro que resulta no acúmulo de líquido que é chamado de hidrocefalia. Essa alteração está associada com sequelas neurológicas como o retardo mental”, explicou Saito sobre a doença.

 

O especialista completou dizendo que “os nervos expostos da coluna também podem ser lesionados pelo líquido amniótico. As complicações desta situação dependem do nível das vértebras comprometidas. A forma mais comum é a lombo sacral, dessa forma podendo levar a falta de controle da urina, da evacuação intestinal e da sensibilidade da genitália, além da paraplegia dos membros inferiores (perda dos movimentos das pernas)”.  Ele afirmou que a cirurgia intrauterina teve a finalidade evitar ou reduzir as complicações relacionadas com esta malformação.

 

PIONEIRO
A paciente faz pré-natal com o médico ginecologista e obstetra, Mauro Villa Real, do PHS Samaritano Saúde. Para ele, a cirurgia faz parte de um contexto de modernidade dos novos procedimentos. “É uma cirurgia que pode mudar o prognóstico, que muda a história da vida, principalmente, de uma criança. E por ser um procedimento não praticado normalmente, o Samaritano se destaca por sediar uma cirurgia desse porte”, avaliou.

 

ESTADO
O procedimento durou cerca de 3 horas e o Hospital Samaritano de Campinas destacou que a mãe passa bem, assim como o feto, e já recebeu alta médica. "Agora, um novo procedimento para a reparação do canal será realizado quando o bebê nascer”, informou o coordenador do Centro Cirúrgico, Bruno César Mariano.

 

SOBRE
O Hospital Samaritano de Campinas existe há mais de 35 anos sendo que há cinco anos passou a contar com uma nova gestão. Ele foi criado em 1979, como Sociedade Evangélica Beneficente de Campinas e servia com médicos evangélicos de Campinas à comunidade.

 

Atualmente, possui cerca de 650 funcionários e conta com corpo clínico composto por médicos renomados, desenvolvendo suas atividades em mais de 150 leitos para atendimentos de Cirurgia Geral, Clínica Geral, Maternidade, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto, UTI Infantil, UTI Neonatal, Obstetrícia, Pediatria Clínica, Hospital Dia, Unidade Coronariana e Hemodinâmica. Sua estrutura é composta ainda por 10 salas cirúrgicas. Hospital Samaritano de Campinas realiza, em média, mil procedimentos por mês.

 

Atende diversos convênios médicos entre eles, o PHS Samaritano Saúde que oferece planos de saúde com cobertura a todas as especialidades e procedimentos médicos. Por meio de parceiros, o PHS Samaritano Saúde dispõem de consultórios, clinicas, e hospitais credenciados na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além de atendimento de urgência e emergência em território nacional através da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo).

 

Na RMC, o PHS Samaritano Saúde tem uma ampla rede hospitalar atualmente composta pelo Hospital Samaritano Campinas, Hospital Samaritano Hortolândia, Hospital Samaritano Paulínia, Hospital Samaritano Americana e Hospital Santa Ignês, em Indaiatuba. Juntos, os hospitais oferecem 100 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a maior quantidade no interior do Estado de São Paulo. www.samaritanosaude.com.br.

Fotos: Erika Almeida


 

 
Manual PDF



 

+55 (19) 3731.3420
contato@samaritanosaude.com.br

 
Rua Dr. Miguel Penteado, 1018 - Jardim Chapadão
Campinas/SP - CEP 13070-118
 
  SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente
Atendimento 24 horas - 0800.771.2088
08:00 as 17:00hs | 0800.771.7874 - (19) 3731-3420