A busca pela qualidade de vida está em alta, seja no meio empresarial ou em qualquer outro segmento. O termo Qualidade de Vida é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Portanto, ela mede as condições da vida do ser humano, envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, e os relacionamentos sociais: família e amigos, saúde e trabalho.
Buscar o equilíbrio entre as esferas da vida para viver em harmonia consigo mesmo e com a sociedade é o grande desafio do ser humano.
Para que esse equilíbrio seja alcançado é necessário o cultivo da paz interior, o amor, a fé, a amizade, entre tantos outros valores alicerçados na família, religião, educação e trabalho. Tudo isso associado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação, repouso, exercícios físicos corretamente orientados e uma boa dose de
lazer.
A receita parece simples, mas não é fácil. Os compromissos do dia a dia, a necessidade de cumprimento de responsabilidades sociais, somados à falta de cuidados pessoais, tem resultado em pessoas estressadas, obesas e deprimidas diante das frustrações e ansiedades geradas. Isso tem se refletido no ambiente empresarial e motivado as empresas a investirem em programas de qualidade de vida que possam colaborar para a melhoria dessa realidade.
|